Os níveis de referência diagnóstica (DRL – Dose Reference Levels) são valores de referência para determinados procedimentos radiológicos. Não são considerados limites de dose. São aplicados para um grupo de características semelhantes (idade, gênero, Índice de Massa Corpórea), com avaliação de uma grandeza mensurável disponível no equipamento e que caracterizam o procedimento, baseados nas práticas clínicas da instituição. São utilizadas em exposições médicas, contribuindo para a comparação dos valores de referência entre instituições, locais, países e continentes.
São definidos com base no terceiro quartil da distribuição das medianas dos NRDs das instituições do estudo, considerando-se uma região anatômica ou indicação clínica.
É uma iniciativa no Brasil e na América Latina, seguindo orientações internacionais, visando otimização dos exames radiológicos, promovendo a segurança do paciente.
Conhecendo os NRD nacionais, cada instituição poderá analisar seus valores, de modo a otimizar o procedimento e reduzir a exposição à radiação e, consequentemente, o risco para o paciente.
De acordo com a tecnologia do equipamento, pode haver variação dos valores das grandezas de dose, sendo necessária a análise das variáveis tecnológicas, como AEC (Automatic Exposure Control) e reconstrução iterativa.
Deve preencher o campo com o número de séries, apresentar o valor do CTDIvol – mGy (Computed Tomography Dose Index) e o valor da série do DLP – mGy.cm (Dose Length Product) disponível no relatório de dose (Dose Report).
Após o preenchimento do formulário de inscrição, você receberá acesso para o envio dos dados.
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.Aceitar e continuarPrivacy policy